Tiago Gonçalves do Bairro dos Anjos consegue mínimos para Campeonatos da Europa e de Mundo de Pentatlo Moderno

5 Pentaletas do Bairro dos Anjos estiveram, em representação de Portugal, presentes no Campeonato Checo/Open de sub17 e sub19 no fim-de-semana 4 e 5 de maio de 2019.

O destaque da participação dos atletas leirienses vai para Tiago Gonçalves que completou a competição de sub19 com 1090 pontos, registo que lhe dá acesso direto aos Campeonatos da Europa e do Mundo, depois de uma Natação muito abaixo do que se esperava (2’23’’), de uma Esgrima de bom nível (190 pontos), onde a concorrência de atletas Checos, Russos, Húngaros, Polacos, Suecos, Turcos, Ucranianos e Guatemaltecos se fez sentir como é habitual em atletas destes países, partindo para o Laser Run em 45º e subindo lugares até ao 21º, entre 51 atletas, com o tempo de 11min. e 04seg, o 2º melhor tempo entre todos os atletas, marca de elevado nível mundial, ele que é ainda primeiro ano neste escalão.

Nesta competição participaram ainda Maria Silvério e José Paradela do escalão sub17 e Gonçalo Frazão do escalão sub19 que tiveram a sua primeira competição fora do país, mas também Maria Macau em sub17 que repetiu na República Checa a experiência de 2018 em St. Boi – Barcelona, que obteve um excelente 15º lugar entre as 36 participantes, com 2’37´´ na Natação e 10’21’’ no Laser Run, mostrando mais uma vez que poderá em breve obter pontuação de acesso aos Campeonatos da Europa e do Mundo.

Dos estreantes, e denotando algum nervosismo próprio dessa condição, Gonçalo Frazão em sub19 melhorou o seu registo na Natação (2’16’’), obteve 186 pontos na Esgrima, numa prova muito difícil revelando já uma grande evolução no Laser Run; Maria Silvério competiu no sábado em sub17 onde foi 19ª em 36 atletas, batendo o seu record pessoal no Laser Run (11’01’’), depois da Natação num tempo ligeiramente abaixo do seu habitual (2’36’’). No domingo esta atleta competiu ainda em sub19 com o objetivo de ganhar mais experiência internacional na Esgrima obtendo 184 pontos. José Paradela, outro estreante, com apenas um ano de modalidade, nadou abaixo do seu nível mas mostrou já alguma consistência no Laser Run, com um tempo próximo do seu melhor. Estes três atletas confirmaram as marcas de acesso a competições internacionais, cumprindo o seu objetivo principal nesta primeira experiência.

Data: 2019